[TUTORIAL] Diretiva #define

A diretiva #define serve para substiuir um valor ou script de uma linha por uma palavra de sua escolha. Por exemplo:

#include

#define SKABUSKA print("Oi!");

main()
{
SKABUSKA
}
Entendendo o código

A primeira linha inclue a biblioteca a_samp no script, obrigatória para fazer gamemodes e filterscripts para SA-MP.

A segunda linha vai definir a palavra SKABUSKA para que seja a "representante" da função print("Oi");.

A terceira linha, a função main() é obrigatória para inicializar seu gamemode.

Dentro das chaves ( { e } ) ou corpo da função, colocamos a palavrava SKABUSKA que irá representar a função print("Oi");.

Assim depois de compilar(F5) o script, inicie o seu servidor com o gamemode que contenha esse script e veja na tela do console do windows que aparecerá a palavra "Oi!". O resultado seria o mesmo se fizessimos desse jeito:

#include

main()
{
print("Oi!");
}
Substituindo valores por palavras
Para fazer uma profissão, por exemplo, existe uma técnica, que funciona da seguinte forma:

Declaramos o nome da profissão com a diretiva #define e colocamos um valor para que seja substituido pelo nome da profissão. Por exemplo:

#define DESEMPREGADO 0
#define POLICIAL 1

Esses valores seriam os IDs (ou números de indentificação) das profissões. Para setar a profissão você precisa atribuir o valor, que no caso seria o número que repesenta a profissão (ID), à uma array, se você não sabe o que são arrays, clique aqui.
Assim não precisamos nos preocupar de memorizar o ID de cada profissão.

Essa técnica pode ser aplica na criação de gangs, profissões e inúmeras coisas, mas não tratarei disso nesse tutorial.

E é assim que funciona a diretiva #define.

Até mais pessoal.

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